17 outubro 2012

MARIO WILSON faz hoje 83 anos


Mário Wilson foi um jogador e treinador de futebol português, nascido a 17 de Outubro de 1929, em Moçambique, na então Lourenço Marques, hoje Maputo.
Construiu a sua fama como "bombeiro de serviço" do Sport Lisboa e Benfica que, por diversas vezes, orientou em situações de aperto para o clube. No entanto, Mário Wilson foi também um talentoso jogador de futebol, um avançado que pontificou na Académica de Coimbra e no Sporting Clube de Portugal. A sua primeira experiência no comando técnico de uma equipa foi, precisamente, naAcadémica, na época 1966/1967, conseguindo um inédito segundo lugar.
Chegou ao Sport Lisboa e Benfica em 1975, preparando terreno para o profícuo reinado de John Mortimore. Deu ao Sport Lisboa e Benfica o segundo campeonato consecutivo, onde se destacou uma dupla de avançados letais: Jordão, que apontou 30 golos, e Nené, com 29.
Depois de orientar a Selecção Nacional, volta ao Benfica numa época histórica do clube, em 1979. Nessa temporada, foi pela primeira vez aprovado pela Assembleia Geral do clube a utilização de jogadores estrangeiros. A contratação de Jorge Gomes ao Boavista constitui, assim, um marco histórico do clube. Ainda assim, o Benfica realizou uma temporada terrível, atenuada pela conquista da Taça de Portugal. Depois de orientar outros clubes, entre os quais o Grupo Desportivo Estoril PraiaMário Wilson retorna ao Benfica no catastrófico reinado de Artur Jorge, ex-avançado que, curiosamente, chegou à Luz pela mão de Mário Wilson. Com a inevitável saída de Artur Jorge, Mário Wilson assume uma equipa desfeita, conseguindo a vitória na Taça de Portugal, batendo o Sporting por 3-1.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial